trenarzh-CNnlitjarufapt

Nota de editor:Devido àexistência de erros tipográficos neste texto,foram tomadas várias decisões quanto àversão final. Em caso de dúvida, a grafia foimantida de acordo com o original. No final deste livroencontrará a lista de erros corrigidos.

RitaFarinha (Jul. 2009)





BIBLIOTHECA DO CURA DE ALDEIA




D. MARIA AMALIA VAZ DECARVALHO




MULHERES E CREANÇAS



(NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO)




Editores―JOAQUIM ANTUNES LEITÃO & IRMÃO
Rua do Almada 209―1.º andar
PORTO








MULHERES E CREANÇAS





A propriedade d'esta obra pertence:

Em Portugal á Bibliotheca do Cura deAldeia.

No Brazil ao snr. Adriano de Castro, residente no Rio de Janeiro.





BIBLIOTHECA DO CURA DE ALDEIA




D. MARIA AMALIA VAZ DECARVALHO




MULHERES E CREANÇAS



(NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO)




PORTO
Editores―JOAQUIM ANTUNES LEITÃO & IRMÃO
Rua do Almada 209―1.º andar
1880









TYP. DE ALEXANDRE DAFONSECA VASCONCELLOS
29, Rua do Moinho de Vento, 29




Á

Minha querida mãe





Companheira constante e fiel de toda a minha vida,offereço-lhe este livro humilde, que escrevi inspirada pelosseus conselhos e pelo seu santo e nunca desmentido exemplo.



CAPITULO I





Falla-se hoje muito a respeito da dissoluçãodomestica, manifestada e provada constantemente por casos de divorcio,suicidios, questões miseraveis entre parentes proximos,rebelliões filiaes, etc., etc.

Surprehende a todos aquelles, que sem aprofundarem radicalmente asquestões sociaes, se preoccupam todavia com ellas um poucomaisdo que o vulgo, que este mal que todos sentem e que poucos definem, queeste estado inquieto e doloroso que depois de agitar a familia assustae perturba a sociedade, se haja aggravado justamente naépoca emque o homem auxiliado por grandes e immortaes pensadores, tem adquiridoa mais elevada e justa noção do Bem que ainda lhefoi dado alcançar no seu caminho de seculos.

[8]A manifesta e clara contradicção que hoje mais doque nunca existe entre as idéas e os factos desnorteia edesanima ainda os espiritos mais penetrantes.

Como é que o homem que tem domado a materia a ponto de fazerd'ella a escrava submissa da intelligencia; que forçou agrandee muda Natureza a tornal-o seu confide
...

BU KİTABI OKUMAK İÇİN ÜYE OLUN VEYA GİRİŞ YAPIN!


Sitemize Üyelik ÜCRETSİZDİR!